Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 REALIZA CERIMÔNIA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “FORTIFICAÇÕES DO BRASIL INDICADAS PARA O PATRIMÔNIO MUNDIAL”

    Mostra está localizada no edifício-sede do TRF3, na Avenida Paulista, n.º 1.842

    A Presidente do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3), Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, participou da Abertura da Exposição “Fortificações do Brasil Indicadas para o Patrimônio Mundial”, no dia 16/8, no Hall Nobre do Tribunal, localizado na Avenida Paulista, n.º 1.842, 25.º andar, Bela Vista - São Paulo/SP.

    O Conjunto de Fortificações Coloniais do Brasil é composto por 19 fortalezas e fortes tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que integram a lista indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O conjunto representa as construções defensivas implantadas nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais do País.

    Magistrados, servidores e o público em geral prestigiaram a abertura do evento, que contou com a apresentação do Quinteto de Metais da Banda Sinfônica do Exército, interpretando o Hino Nacional Brasileiro.

    O General de Brigada Hedel Fayed, membro do Comitê Técnico do IPHAN, agradeceu ao Tribunal pelo lançamento da Campanha. Aproveitou a oportunidade para falar sobre a Fundação Cultural do Exército Brasileiro (FUNCEB), da qual é membro. Explicou que o objetivo da instituição é angariar recursos para a restauração e manutenção dos sítios históricos e culturais que pertenciam ao Exército. Entre as suas atividades, destacam-se a Banda Sinfônica, da qual faz parte o conjunto de câmara que se apresentou no evento.

    Em seguida, o Coronel de Artilharia Reformado, Elcio Rogério Secomandi, Professor Emérito da Universidade Católica de Santos e membro do Conselho Internacional sobre Museus e Sítios Históricos, agradeceu a Presidente do TRF3 pelo espaço cedido à exposição, à Juíza Federal em auxílio à Presidência Raquel Fernandez Perrini, ao Juiz Federal Roberto Lemos e a toda equipe de servidores pelo apoio prestado.

    “O que estamos fazendo aqui vai repercutir para a eternidade”, disse o Coronel Secomandi. Ele explicou que as fortificações estão instaladas em dez estados e cada estado tem uma comissão. A comissão de São Paulo é chefiada pelo arquiteto Victor Hugo Mori, do IPHAN, também presente ao evento.

    Na sequência, os presentes puderam assistir a um vídeo que retrata duas fortificações, localizadas no Estado de São Paulo, e que integram o conjunto: o Forte de Santo Amaro da Barra Grande, no município de Guarujá, e o Forte São João, em Bertioga.

    Na ocasião, a Presidente do TRF3, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, agradeceu aos músicos e a todos que se empenharam para que a exposição se realizasse.
    “Essas fortalezas foram construídas por portugueses, holandeses e espanhóis. A nossa cultura traz um pouco de todos os povos, um pouco de todas as gentes. É assim que nos constituímos e é isso que nós temos que preservar”, disse.

    Segundo a Presidente, a exposição das fortificações no TRF3 tem uma simbologia forte ao indicar que o Judiciário está alinhado com a política de preservação do patrimônio cultural, que é uma das maiores riquezas de um povo.

    A Magistrada lembrou que a cultura foi consagrada como direito da humanidade pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.Os direitos culturais foram reconhecidos pela Constituição Federal, que incumbe ao Poder Público o dever de proteção e conservação do patrimônio cultural e assegura a todos o direito de acesso democrático à cultura e o respeito aos valores culturais, em suas variadas manifestações: históricas, arquitetônicas, religiosas, populares, étnicas, etc. A conservação do patrimônio é a forma de preservar a cultura.

    “O Judiciário não está mais, como antigamente, apenas julgando questões individuais em cada processo. Nós temos que transcender, levar o Judiciário para uma participação na sociedade, já que é nosso dever a proteção e a garantia dos direitos. Temos que atuar proativamente e preventivamente, trazendo à população essa conscientização e o reconhecimento desse nosso patrimônio”, acrescentou.

    A solenidade foi encerrada com a apresentação musical do Quinteto de Metais da Banda Sinfônica do Exército, formado por Allan Marques e Cleber Polido, no trompete; Ralyton de Almeida, na trompa; Aristóteles de Assis, no trombone; e Camilo Alcântara, na tuba.

    Exposição

    A exposição com as fotografias das fortalezas e fortes que integram a lista indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da UNESCO encontra-se no Hall Nobre do TRF3. A mostra é temporária, aberta ao público e está acessível no horário das 11 às 19 horas.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2944
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-realiza-cerimonia-de-abertura-da-exposicao-fortificacoes-do-brasil-indicadas-para-o-patrimonio-mundial/745956603

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)