Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PARTICIPAM DO PROJETO “TRF3 DE PORTAS ABERTAS”

    Organizada pela Ouvidoria Geral, a visita técnica tem o objetivo de apresentar a Justiça Federal da 3ª Região

    Vinte e sete alunos do curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo/SP, participaram na última segunda-feira (21/5) do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região, que engloba os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

    O projeto é organizado pela Ouvidoria Geral do TRF3 e consiste em uma visita técnica monitorada às dependências do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), envolvendo diversos setores, servidores, magistrados e uma série de atividades.

    Na abertura do encontro, os estudantes assistiram a um vídeo institucional e a uma palestra sobre o histórico da Justiça Federal, ministrada pelo servidor Denis Renato dos Santos Cruz. Na sequência, o juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo e juiz auxiliar da Central de Conciliação/SP, conversou com os universitários sobre o tema “Conciliação”.

    Ele ressaltou a importância do novo conceito de resolução autocompositiva e das vantagens das partes buscarem solução do próprio conflito de forma consensual. Também destacou o papel do conciliador neste processo.

    Para o professor de Direito Constitucional da São Judas, Robinson Nicácio, a ideia da visita dos estudantes é que eles adquiram um pouco da noção prática do funcionamento do TRF3 e agreguem isso ao conhecimento teórico.

    Sessão

    A sessão de julgamento da Oitava Turma fez parte do roteiro da visita e foi uma oportunidade para a aluna do primeiro ano de Direito, Vitória Carolina, refletir sobre a carreira. “Vamos escolher uma profissão para toda a vida. O contato com a prática judicial, o quanto antes, facilita e esclarece sobre essa difícil decisão”, disse.

    Para ampliar a dimensão sobre o funcionamento do tribunal, os alunos também presenciaram a rotina da Subsecretaria da Sétima Turma e do Gabinete do desembargador federal Fausto De Sanctis, ouvidor geral do TRF3.

    A universitária Letícia Maria Souza enalteceu a visita e gostou de ver in loco o que apenas havia lido nos livros e estudado na sala de aula. “É importante visualizar a estrutura do Judiciário e comprovar a diferença entre Justiça estadual e federal”, acrescentou.

    Plenário

    Na parte final da visita, os estudantes conheceram o Plenário e ouviram sobre decisões históricas da Justiça Federal relatadas pelos servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho.

    O também servidor Vítor José de Sousa tratou do desenvolvimento e da expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Implantado há dois anos, o sistema eletrônico de processamento está presente em todas as 51 subseções judiciárias nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. No último dia 8 de maio, o PJe chegou à marca histórica de 300 mil processos na Justiça Federal da 3ª Região.

    As apresentações deixaram o estudante Matheus Machado admirado com todos os dados e informações transmitidas. “Só conhecia sobre a Justiça Federal por pesquisa. Quanto mais adquirir informações como funciona o sistema judicial, mais estarei preparado para minha futura carreira”, afirmou.

    O encerramento da visita ficou por conta da juíza Juliana Montenegro Calado, da 2ª Vara Previdenciária de São Paulo. Ela discorreu sobre a carreira de magistrado na Justiça Federal e da necessidade do estudante se preparar não só por livros, mas também profissionalmente com estágios, experiência com a advocacia e outras áreas para saber sua real vocação.

    “O projeto é importante para apresentar a Justiça Federal, as carreiras dos magistrados e dos servidores. Assim como demonstrar todo o funcionamento do sistema, que é complexo. Abrir as portas do Tribunal para os estudantes de Direito auxilia na definição do futuro profissional deles”, finalizou.

    Conhecendo a Justiça

    O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal. Implantado em novembro de 2011, faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

    Os interessados no projeto podem agendar uma visita pelo e-mail ouvidoria@trf3.jus.br.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2947
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-da-universidade-sao-judas-tadeu-participam-do-projeto-trf3-de-portas-abertas/581927256

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)