Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 INSTALA COLETORES DE CÁPSULAS DE CAFÉ PARA RECICLAGEM

    Iniciativa visa ao descarte sustentável do resíduo

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) em parceria com a Nescafé Dolce Gusto instalou um posto de coleta de cápsulas de café, localizado no espaço de convivência no 24ª andar da Torre Sul. A empresa vai ser responsável pela instalação do equipamento, por retirar mensalmente o material e destiná-lo à reciclagem. Em relação a outras marcas, é necessário consultar o fabricante sobre pontos de coleta.

    A iniciativa partiu da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (Adeg) e da Secretaria de Administração (Sadi), que apuraram a existência, apenas no prédio sede do TRF3, de 71 máquinas de café que utilizam cápsulas, das quais 35 são da Nespresso, 26 da Dolce Gusto, quatro da Três Corações, quatro da Philips-Senseo e dois da Delta. Também foi constatado que cápsulas são geralmente descartadas no lixo comum.

    A reciclagem das cápsulas de café é polêmica devido às dificuldades de logística reversa. Para serem recicladas, as cápsulas precisam passar por um processo de separação de seus componentes (plástico, alumínio e resíduo orgânico), o que dificulta a reciclagem comum.

    Assim, não basta que o consumidor descarte as cápsulas no lixo reciclável. Ele precisa se deslocar a um dos pontos de coletas dos fabricantes, que possuem a tecnologia para a separação correta do material.

    A Adeg considera a instalação do coletor de cápsulas uma solução alinhada ao Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal da 3ª Região, relacionada ao indicador Gestão de Resíduos, que visa monitorar a quantidade de resíduos destinados à reciclagem.
    Além do TRF3, os pontos de coleta da Dolce Gusto em São Paulo são as lojas Home & Cook do Itaim Bibi e da Mooca e as lojas do Grupo Pão de Açúcar do Tatuapé, Cardoso de Almeida, Teodoro, Cerro Corá, Washington Luiz, Jardim Paulista, Ricardo Jafet e Vila Clementino. Já a Nespresso possui 18 pontos de coleta em São Paulo, confira aqui.

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2946
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-instala-coletores-de-capsulas-de-cafe-para-reciclagem/491251469

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)