Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JUSTIÇA FEDERAL DE DOURADOS DESOBRIGA PROPRIETÁRIO DE FAZENDA OCUPADA POR INDÍGENAS DE PAGAR IMPOSTO RURAL

    Mandado de segurança garante a dono do imóvel não recolher tributo desde outubro de 2013, época da ocupação

    O juiz federal substituto Fabio Kaiut Nunes, da 1ª Vara Federal de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS), concedeu mandado de segurança para desobrigar o proprietário da Fazenda Remanso-Guaçu, em Japorã, do pagamento de Imposto Territorial Rural (ITR) referente aos exercícios de 2013, 2014, 2015 e seguintes, enquanto o imóvel rural permanecer sob ocupação indígena.

    A sentença reconheceu a inexistência de relação jurídica tributária, em virtude da não ocorrência do fato jurídico tributário que se amolde à hipótese de incidência do ITR, desde o exercício de 2013. Em caso semelhante, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a cobrança do imposto ofende o princípio da razoabilidade, boa fé objetiva e o bom senso do Estado.

    “A privação do domínio útil do imóvel e, por conseguinte, das faculdades de proprietário, impedem o reconhecimento do impetrante como sujeito passivo do ITR relativo à propriedade descrita na inicial a partir da ocupação indígena, no ano de 2013. Vale destacar que tal ocupação se pretende definitiva, tanto é que a sentença favorável ao impetrante para reintegração de posse teve sua execução suspensa em virtude de pedido da Funai acolhido pelo Colendo Tribunal Regional Federal da 3ª Região”, afirmou o magistrado.

    O proprietário da fazenda havia impetrado mandado de segurança contra ato da Delegacia Regional da Receita Federal, objetivando o reconhecimento da ilegalidade da exigência e cobrança do ITR, enquanto durasse a ocupação indígena deflagrada em outubro de 2013. O pedido liminar foi deferido pela justiça, porém foi determinado ao impetrante que efetuasse o depósito para garantir eventual arrecadação tributária.

    Justificativa

    A cobrança do imposto pela Receita Federal está prevista no artigo 29 do Código Tributário Nacional (CTN) e tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel localizado fora da zona urbana de município.

    Segundo o juiz federal substituto Fabio Kaiut Nunes, no caso concreto, as faculdades inerentes à propriedade (Código Civil, artigo 1.228) foram tolhidas do proprietário da fazenda com a ocupação indígena. “(Este) fato o impede, inclusive, de cumprir a função social do imóvel, gerando reflexos na liquidez da exação em seu desfavor, ao passo que essa circunstância interfere na alíquota incidente”, ressaltou.

    Ao confirmar a liminar, o juiz federal substituto determinou a expedição imediata de alvará em favor do impetrante para levantamento dos valores depositados em Juízo, em cumprimento à decisão, a título de garantia da integridade do débito em eventual arrecadação tributária futura. Já o pedido de compensação deverá ser solicitado pelo autor na esfera administrativa, após o trânsito em julgado.

    Processo 0003141-53.2014.403.6002-MS

    Assessoria de Comunicação Social

    • Publicações4474
    • Seguidores2946
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações179
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-de-dourados-desobriga-proprietario-de-fazenda-ocupada-por-indigenas-de-pagar-imposto-rural/325218088

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CIVEL (AC): AC XXXXX-03.1999.4.01.3600

    Bianca Fraga, Advogado
    Modelosano passado

    Contrarrazões aos embargos de declaração

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)