Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA É DEBATIDA POR MAGISTRADOS EM CURSO PROMOVIDO PELA ENFAM

    O ato merece punição, mas o ser humano merece respeito, essa é uma das muitas idéias lançadas para discussão pelo juiz Roberto Bacellar , um dos docentes do primeiro curso em Administração Judiciária, promovido pela Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados- ENFAM e Escola de Magistrados da 3ª Região-EMAG, ao referir-se a algumas audiências de interrogatório no processo penal, um dos muitos pontos polêmicos tratados na abertura do evento.

    O curso teve início hoje, no auditório da EMAG e contou com a participação de cerca de 50 juízes federais dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Estavam presentes a desembargadora federal Salette Nascimento , diretora da EMAG, o desembargador federal e membro do Conselho Superior da Enfam, Nelton dos Santos , o desembargador Marcos Alaor Granjeia , docente do curso e Marcos Rosas Degaut Pontes , secretário da Enfam.

    O treinamento atende à Emenda Constitucional nº 45 e à meta 8 estabelecida, pelo Conselho Nacional de Justiça -CNJ. O ensino à distância deverá ser uma das prioridades nesta etapa da formação.

    A palestra inicial enfatizou a necessidade da adoção de uma visão e de um comportamento mais humanista por parte dos magistrados, onde o conhecimento técnico jurídico será uma das ferramentas, aliada a outros, provenientes de diversas áreas, especialmente da administração, incluindo-se aí não só a gestão de recursos orçamentários mas também a gestão de pessoas em todos os níveis, tanto internos - colegas e servidores - como externos, no relacionamento com o público.

    O juiz Roberto Bacellar elencou, baseado em pesquisas, os obstáculos para realização dos fins da justiça, quais sejam, o alto custo, a demora, o formalismo excessivo, a linguagem, o alto número de recursos, o atendimento insatisfatório ao público, a ineficácia das decisões, o afastamento do povo.

    Foram discutidos pontos como a liderança da figura do magistrado; a referência social que ele representa; a despreocupação com a imagem do Poder Judiciário nas últimas décadas do século XX, apesar dos avanços da Constituição Federal de 1988; a judicialização excessiva dos conflitos sociais e políticos; o ativismo judiciário, o relacionamento com a imprensa; a comunicação interpessoal, com os servidores, jurisdicionados e advogados; motivação; conciliação e muitos outros.

    O magistrado apontou a experiência dos Juizados Especiais como um exemplo de justiça mais condizente com a eliminação de muitos dos obstáculos que atrapalham mudanças na qualidade da prestação jurisdicional.

    A idéia do curso é proporcionar aos magistrados reflexão sobre princípios e técnicas de gestão com ênfase no jurisdicionado, com o objetivo de conseguir uma justiça mais célere e eficaz, lembrando sempre que no Poder Judiciário magistrados e servidores são prestadores de serviço público essencial e relevante para a população.

    O juiz tem que desenvolver atitudes diferenciadas. Se de um lado ele é criticado, de outro, ele ainda é visto como referencial dentro da sociedade, assinala o palestrante, onde quer que o juiz esteja, ele é membro de um poder, logo ele tem que saber se relacionar politicamente.

    Andréa Moraes

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2946
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/administracao-judiciaria-e-debatida-por-magistrados-em-curso-promovido-pela-enfam/2197884

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)