Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Bloqueio indevido de conta corrente gera indenização por dano moral

Correntista teve sua conta bloqueada após erro da CEF e teve sua aposentadoria retida

Decisão do desembargador federal Hélio Nogueira, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), condenou a Caixa Econômica Federal (CEF) ao pagamento de indenização por danos morais em razão de bloqueio indevido de conta corrente de um correntista.

O autor da ação alegou que, por erro do banco, recebeu um depósito indevido no valor de R$ 5.006,22. Como forma de reaver esse valor, a Caixa teria bloqueado o seu cartão e a sua conta corrente, gerando a retenção da sua aposentadoria.

A CEF alega que o cliente realizou um empréstimo e que, equivocadamente, o valor foi pago em duplicidade. Após constatação do fato, o banco, por diversas vezes, fez contato com o correntista solicitando a devolução. Como não obteve retorno, efetuou o bloqueio e o débito de parte da importância devida.

A sentença da 1ª Vara de São João da Boa Vista entendeu que o cliente bancário deu causa ao bloqueio da conta, uma vez que, contatado pela CEF e solicitado a devolver a importância erroneamente creditada, recusou-se a fazê-lo.

O correntista recorreu da decisão, argumentando que a CEF não poderia bloquear a conta sem a sua autorização, privando-o do recebimento do benefício que é de natureza alimentar. Ele também salienta que possui três empréstimos consignados e por isso teve dúvida sobre a autoria do depósito, razão pela qual não efetuou a devolução da importância.

De acordo com o desembargador federal, a instituição financeira bloqueou a conta corrente utilizada para o recebimento da aposentadoria, benefício de natureza alimentar, absolutamente impenhorável. Com esse entendimento, deu provimento ao recurso do autor, determinou o desbloqueio do cartão e conta corrente e condenou a CEF ao pagamento de R$ 1.200,00 por danos morais.

No TRF3 o processo recebeu o número 0001987-18.2011.4.03.6127/SP.

Assessoria de Comunicação Social do TRF3

  • Publicações4474
  • Seguidores2947
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2505
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bloqueio-indevido-de-conta-corrente-gera-indenizacao-por-dano-moral/163097809

Informações relacionadas

Bruno Boscatti, Advogado
Modelosano passado

Modelo de Petição Inicial: Ação Indenizatória por bloqueio de conta bancária

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Notíciashá 2 anos

Banco deve dano moral a cliente por bloqueio indevido de conta - Migalhas

Âmbito Jurídico
Notíciashá 9 anos

Bloqueio indevido de conta corrente gera indenização por dano moral

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Recurso Inominado: RI XXXXX-82.2021.8.05.0057 CICERO DANTAS

Carla Setúbal, Advogado
Modeloshá 4 anos

Obrigação de Fazer

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)