Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GOZO DE LICENÇA MÉDICA EM PERÍODO DE FÉRIAS NÃO PODE IMPEDIR POSTERIOR REMARCAÇÃO DO DESCANSO ANUAL

    No caso, ficou caracterizada a ocorrência de força maior

    Em mandado de segurança impetrado por servidora pública federal foi reconhecida a nulidade de ato que indeferiu seu pedido de remarcação de período de férias não usufruído em virtude do gozo de licença médica. Dessa sentença proferida em primeiro grau houve remessa oficial a que o Tribunal Regional Federal (TRF3) negou seguimento em decisão monocrática.

    A impetrante agendou dez dias de férias para o período de 14 a 23 de dezembro de 2011. No entanto, a partir de 6/10/ 2011 precisou usufruir 100 dias referentes a licença médica que terminou somente em 13/1/2012. Ela informa que o período de licença-médica, se sobrepôs, dessa forma, às férias.

    A autoridade impetrada indeferiu o pedido de remarcação de férias ao argumento de que elas só poderiam ser usufruídas até 31 de dezembro do ano a que correspondem. A impetrante observa que não gozou o período de férias por circunstâncias alheias à sua vontade, motivo pelo qual a Administração não pode tolher o seu direito.

    A decisão em segundo grau declara em relação à pretensão da impetrante que não se mostra razoável negar-lhe o direito a férias não gozadas por motivos alheios à sua vontade. Acresce que o período de afastamento em virtude de licença médica é tido como de efetivo exercício, no termos do art. 102, VIII, b, da Lei nº 8112/90. Por outro lado, continua o relator, é certo que não poderia gozar férias enquanto estivesse usufruindo a licença médica, caracterizando-se, neste aspecto, a força maior.

    A decisão está baseada em precedente jurisprudencial do TRF3.

    No tribunal, o processo recebeu o nº 0001578-98.2012.4.03.6000/MS

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2945
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações296
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gozo-de-licenca-medica-em-periodo-de-ferias-nao-pode-impedir-posterior-remarcacao-do-descanso-anual/119995897

    Informações relacionadas

    Empregador não pode conceder férias a trabalhador afastado para tratamento de saúde

    Marcos Nero, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    A impossibilidade de perda do direito às férias pelo servidor público em virtude de licença para tratamento de saúde.

    Licença para tratamento de saúde deve suspender período de férias

    Magalhães Advocacia, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Atestado durante as férias

    Marceli Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Atestado médico durante as férias do empregado suspende ou interrompe o período?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)