Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CERTIDÃO NEGATIVA DE TRIBUTOS FEDERAIS E DIVIDA ATIVA NÃO É NECESSÁRIA PARA ARQUIVAMENTO DE ALTERAÇÃO CONTRATUAL EM JUNTA COMERCIAL

    Exigência do documento não está prevista em lei e é considerada sanção política

    O desembargador federal Hélio Nogueira, da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), deu parcial provimento a um mandado de segurança para determinar o registro de um ato de transformação societária sem a apresentação da certidão negativa de débitos relativos à Fazenda Nacional e à Receita Federal.

    A empresa havia impetrado um mandado de segurança contra a Junta Comercial do Estado de de São Paulo (Jucesp) com o objetivo de registrar o ato de reestruturação societária, sem a apresentação das certidões de regularidade fiscal do INSS, FGTS, Fazenda Nacional e Receita Federal.
    Relator do caso, o desembargador federal Hélio Nogueira afirmou serem devidas a apresentação de certidão negativa de débitos previdenciários, prevista no artigo 47, I, d, da Lei n. 8.212/1991, assim como a certidão de regularidade do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), prevista no artigo 27 da Lei nº 8.036/90.

    Contudo, ele explicou que não há previsão legal para a exigência de certidão negativa de tributos federais e divida ativa para o arquivamento de alteração contratual e citou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no julgamento das ADINS 173 e 394, manifestou-se especificamente em relação às normas que condicionam a prática de atos da vida civil e empresarial à quitação de créditos tributários, caracterizando-as como sanção política a inviabilizar a atividade econômica do contribuinte.

    Assim, o desembargador concluiu que “as certidões negativas de débitos relacionados ao INSS e ao FGTS são exigíveis pela Junta Comercial para o arquivamento pretendido pela impetrante. Com relação à apresentação de certidões negativas da Fazenda Nacional e da Receita Federal do Brasil, à míngua de previsão legal, revela-se a ilegalidade da exigência”.

    APELAÇÃO CÍVEL Nº 0013906-85.2011.4.03.6100/SP

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2943
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações491
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidao-negativa-de-tributos-federais-e-divida-ativa-nao-e-necessaria-para-arquivamento-de-alteracao-contratual-em-junta-comercial/432850412

    Informações relacionadas

    Claudio Silva, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Alteração de contrato não depende de certidão negativa, diz TRF-3

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    STF desobriga contribuinte de apresentar certidão negativa de débitos em situações específicas (Informativo 521)

    Mauricio Correa, Bacharel em Direito
    Artigoshá 9 anos

    Direito Econômico

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Nova Súmula 420 do STJ restringe o cabimento dos embargos de divergência

    Lucianne Bernardino Cardoso, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Alterações no Contrato Social: Saiba como fazer e entenda as principais implicações

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)