Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CEF DEVE FORNECER EXTRATO ANALÍTICO DE FGTS REFERENTE A PERÍODO DE 30 ANOS

    Decisão é da 6ª Vara Federal Cível em São Paulo

    A Justiça Federal determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) forneça os extratos analíticos das contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a todos que solicitarem, mediante requerimento administrativo, independentemente de determinação judicial.

    O documento deverá conter as informações de períodos anteriores à unificação das contas perante a CEF, respeitado o prazo prescricional de 30 anos. A decisão da juíza Flávia Serizawa e Silva, da 6ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP, tem extensão de efeitos em todo território nacional.

    Para que o cidadão solicite o extrato, deve apresentar documento hábil que comprove o vínculo empregatício em período anterior à migração das contas, apresentar documento que demonstre qual a instituição financeira depositária dos valores; e recolher as eventuais tarifas sobre o serviço, desde que permitida sua cobrança pelo Banco Central do Brasil.

    De acordo com a Defensoria Pública da União, autora da ação, com a centralização na CEF das contas fundiárias, a instituição financeira tem o dever de prestar informações aos trabalhadores com conta vinculada ao FGTS, mesmo que seja de período anterior à unificação/migração que ocorreu em 1990.

    “Com o advento da Lei 8.036/90, houve a determinação de unificação das contas do FGTS perante a CEF, a quem foi atribuída a qualidade de órgão operador, nos termos do artigo , I. Consoante disposto no mesmo dispositivo legal, cumpre à CEF emitir regularmente os extratos individuais das contas vinculadas”, afirmou a magistrada.

    A fim de consolidar as normas regulamentares do FGTS, foi editado o Decreto 99.684/99, que dispôs sobre o dever do extrato informativo da conta vinculada. “O dever legal de fornecimento dos extratos em questão, portanto, é inquestionável, por expressa determinação legal”, entende Flávia Serizawa e Silva.

    No caso de a instituição financeira depositária, detentora da informação antes do período da unificação, não dispor da referida documentação, ficará constatada a impossibilidade material de fornecimento do extrato, sem possibilidade de responsabilização da CEF.

    Os casos de descumprimento serão tratados individualmente, mediante informação ao juízo com a documentação comprobatória do descumprimento, a fim de imposição de medida coercitiva, se for necessário. (KS)

    Processo: 0024912-84.403.6100 – íntegra da decisão

    Assessoria de Comunicação
    Com informações da JFSP

    • Publicações4474
    • Seguidores2944
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações828
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cef-deve-fornecer-extrato-analitico-de-fgts-referente-a-periodo-de-30-anos/238386881

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 9 anos

    Caixa deve fornecer extrato de FGTS referente ao período de 30 anos

    VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 6 anos

    Como achar seu dinheiro do tem FGTS antes de 1990?

    Tiago Aquines, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Quem trabalhou entre 1971 e 1988 pode ter dinheiro a sacar do Pis e do Pasep

    Petição Inicial - Ação Localização de Contas

    Modeloshá 3 anos

    Recurso Extraordinário

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Revisão do FGTS continuar lendo

    Boa tarde eu não quero advogado SÓ quero o estrato analítico do FGTS dos últimos 30 anos preciso deles continuar lendo

    Eu do quero ver o extrato analistvo do meu fgts continuar lendo

    Uma merda esse site continuar lendo

    Eu não quero advogado continuar lendo