Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GUARDAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE LOUVEIRA NÃO PODEM PORTAR ARMA DE FOGO

    Somente municípios com mais de 50 mil habitantes é que podem dispor de guarda municipal armada

    A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou, por unanimidade, decisão da 4ª Vara Federal de São Paulo que negou provimento a um Mandado de Segurança impetrado por servidores que integram a Guarda Municipal do município de Louveira, no interior de São Paulo, para que pudessem ter porte de arma de fogo.

    A desembargadora federal Marli Ferreira, relatora do acórdão, explicou que o artigo 144, da Constituição Federal permite que os municípios constituam guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei e que a Lei nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais, prevê Guardas Municipais armadas, como em seu artigo 2º: Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

    No entanto, o artigo da Lei nº 10.826/2003 afirma que é proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, exceto, dentro outros casos, para os integrantes das guardas municipais dos Municípios com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, quando em serviço.

    Como o município de Louveira possui menos de 50 mil habitantes, segundo informações disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo Censo Demográfico realizado em 2010 aponta que o município contava com apenas 37.125 habitantes, a desembargadora negou o pedido dos servidores.

    Ela declarou que não há nenhuma ilegalidade na proibição imposta: Uma vez autorizado pela Constituição, entendo que a restrição imposta pelo legislador quanto à impossibilidade de porte de arma pelos integrantes das Guardas Municipais, nos Municípios com menos de 50.000 habitantes, não viola o princípio da isonomia, justamente em razão das atribuições constitucionais das Guardas Municipais.

    Apelação Cível nº 0020087-34.2013.4.03.6100/SP

    Assessoria de Comunicação Social do TRF3

    • Publicações4474
    • Seguidores2946
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações530
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guardas-municipais-do-municipio-de-louveira-nao-podem-portar-arma-de-fogo/165360395

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)