Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Tempo de serviço como síndico não remunerado é válido se houver recolhimento de contribuições

Contagem da atividade para fins previdenciários é possível desde que comprovado o recolhimento das contribuições previdenciárias como segurado facultativo

A desembargadora federal Lucia Ursaia, da Décima Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, concedeu a um autor de Santos o direito de computar em seu tempo de serviço a atividade de síndico não remunerado, desde que comprove o recolhimento das contribuições previdenciárias referentes ao período.

Em primeiro grau, o juiz havia julgado procedente o pedido e determinado que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluísse na contagem do tempo de serviço do impetrante o período de 1/1/1999 a 31/12/2002.

Para a relatora, não resta dúvidas de que o autor exerceu o encargo de síndico no período requerido, conforme comprovam as Atas das Assembléias Gerais Ordinárias e, também, porque reconhecido pelo próprio INSS. Contudo, afirmou a desembargadora federal, dos documentos juntados, verifica-se que o impetrante, no período declarado na sentença, exerceu encargo cuja retribuição foi apenas isenção das despesas normais de condomínio, sem vínculo trabalhista e sem contribuições previdenciárias respectivas. Ela entendeu que sem a efetiva comprovação dos recolhimentos previdenciários, o INSS não poderá computar o período de 01/01/1999 a 31/12/2002 para fins de concessão do benefício requerido.

A magistrada explicou que, no período em questão, o impetrante não é considerado segurado obrigatório do Regime de Previdência Social, mas, sim, facultativo, nos termos do artigo 13 da Lei 8.213/91. O artigo 11 do Decreto nº 3.048/99, que regulamentou a Lei 8.213/91, é mais explícito:

Art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.

1º Podem filiar-se facultativamente, entre outros:

I-a dona-de-casa;

II-o síndico de condomínio, quando não remunerado;.(...)

III - os segurados contribuinte individual e facultativo estão obrigados a recolher sua contribuição por iniciativa própria, até o dia quinze do mês seguinte ao da competência.

Por fim, a relatora concluiu que é imprescindível a prova do recolhimento das contribuições previdenciárias referentes ao período, uma vez que o trabalho como segurado facultativo depende da necessária inscrição e do recolhimento de tais contribuições à autarquia previdenciária, para que o INSS possa restabelecer o pagamento do benefício.

No TRF3 o processo recebeu o nº 0010068-59-2010.4.03.6104/SP.

Assessoria de Comunicação

  • Publicações4474
  • Seguidores2943
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1261
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tempo-de-servico-como-sindico-nao-remunerado-e-valido-se-houver-recolhimento-de-contribuicoes/139487794

Informações relacionadas

Heberson Moraes, Advogado
Artigoshá 6 anos

A contribuição previdenciária - INSS - do síndico remunerado é obrigatória

JurisWay
Notíciashá 14 anos

INSS do síndico.

Meus Direitos, Advogado
Artigoshá 7 anos

A necessidade de recolhimento da contribuição previdenciária nos casos de isenção da taxa condominial dos moradores-síndicos

Âmbito Jurídico
Notíciashá 10 anos

Tempo de serviço como síndico não remunerado é válido se houver recolhimento de contribuições

Cesar Augusto Machado, Advogado
Artigoshá 3 anos

Síndico tem direito a isenção de condomínio?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)