Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EXERCÍCIO DE GUARDA MUNICIPAL É INCOMPATÍVEL COM A ADVOCACIA

    Estatuto da OAB prevê que a advocacia é inconciliável com as atividades vinculadas direta ou indiretamente à atividade policial

    É incompatível o exercício da advocacia com o de funções vinculadas indiretamente à atividade policial de qualquer natureza. Com esse entendimento, a Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, deu provimento ao recurso de apelação e afirmou que não há ilegalidade no ato de indeferimento do pedido de inscrição como advogado nos quadros da OAB/SP de um guarda municipal.

    De acordo com o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, Lei 8.906/94, é necessário para inscrição como advogado não exercer atividade incompatível com a advocacia. Além disso, o inciso quinto do artigo 28 do Estatuto expressa que a advocacia é incompatível com as atividades de ocupantes de cargos ou funções vinculadas direta ou indiretamente à atividade policial de qualquer natureza.

    Ainda que exista controvérsia a respeito da ausência de natureza eminente ou tipicamente policial das guardas municipais, já que destinadas à proteção dos bens, serviços e instalações dos Municípios (artigo 144, , da Constituição Federal), é forçoso reconhecer que a incompatibilidade ao exercício da advocacia alcança também aqueles que exercem cargos ou funções vinculados indiretamente à atividade policial de qualquer natureza, justificou o relator do processo, desembargador federal Johonsom Di Salvo.

    Com esse entendimento, o magistrado não viu ilegalidade no ato de indeferimento do pedido de inscrição do guarda municipal como advogado nos quadros da OAB/SP, deu provimento ao reexame necessário, ao recurso de apelação, reformou a sentença de primeira instância e cassou a segurança que havia sido concedida.

    No TRF3, ação recebeu o número 0013200-34.2013.4.03.6100/SP

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2943
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exercicio-de-guarda-municipal-e-incompativel-com-a-advocacia/122342637

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)