Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TRF-3 mantém pensão por morte de militar a menor que estava sob sua guarda

Decisão confirma antecipação de tutela que restabeleceu o benefício à criança que vivia sob os cuidados do militar, falecido em 2005

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, negou provimento a agravo de instrumento interposto pela União Federal e manteve o pedido de antecipação de tutela do juízo de primeiro grau que restabeleceu a pensão por morte a menor que vivia sob a guarda de servidor militar, falecido em 2005.

O acórdão, publicado na quarta-feira, 2 de abril, no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 3ª Região, entendeu que a criança, hoje com 14 anos, cumpre requisitos para obtenção de pensão por morte que constam do artigo 217 da Lei 8.112/90 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais): óbito do instituidor do benefício e beneficiário menor sob guarda ou tutela até vinte e um anos de idade.

A ação ordinária, ajuizada na 1ª Vara Federal de Guaratinguetá-SP, havia sido proposta por menor que vivia sob a guarda de servidor, vinculado ao Exército Brasileiro. Em razão do óbito do servidor, ocorrido em 2005, foi concedido o benefício de pensão por morte em favor da criança.

Em 30/06/2013, o benefício foi cancelado sob o argumento que contrariava dispositivo legal. A União Federal alegou, no recurso, que o artigo 217, II, b, da Lei 8.112/90 havia sido alterado pelo artigo da Lei 9.717/98.

Para a União, o novo dispositivo havia determinado que os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos não poderiam conceder benefícios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdência Social, regulado pela Lei 8.213/91, que com a redação dada pela Lei 9.528/97, excluiu o direito do menor sob guarda à pensão por morte dos segurados do INSS.

Para o desembargador federal José Lunardelli, relator do acordão, o artigo da Lei 9.717/98 refere-se, somente, aos benefícios, proibindo a existência de benefícios distintos entre os regimes de previdência social e aqueles previstos na Lei 8.112/90, mas não faz qualquer menção ao rol de beneficiários. No seu entendimento, deve-se prevalecer o rol de beneficiários previsto na Lei 8.112/90, que dispõe pensão temporária ao menor sob guarda ou tutela até os vinte anos de idade.

As alterações promovidas pelo artigo da Lei nº 9.717/98 não retiram o direito da agravante à pensão, considerando que a mencionada norma apenas teve por objetivo igualar o Regime Estatutário ao Regime Geral da Previdência Social no tocante aos tipos de benefício, não fazendo restrições quanto aos beneficiários, relatou.

Ao negar provimento ao agravo de instrumento, a Primeira Turma afirmou ainda que, no caso de menor sob guarda, a dependência econômica é presumida, prescindindo-se de qualquer prova. O entendimento é baseado no artigo 33, parágrafo 3º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que dispõe que "a guarda confere à criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdenciários."

No TRF3, a ação recebeu o número 0031097-42.2013.4.03.0000/SP.

Assessoria de Comunicação

  • Publicações4474
  • Seguidores2944
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações162
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-3-mantem-pensao-por-morte-de-militar-a-menor-que-estava-sob-sua-guarda/114970140

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciaano passado

Supremo Tribunal Federal STF - EMB.DECL. NA ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 651 DF

Cristiano Polla Soares, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito de greve dos Policiais Penais e dos Agentes Socioeducativos

Augusto Leitao, Advogado
Artigoshá 6 anos

Pensão Militar: Dependentes e Beneficiários não são a mesma coisa - O Direito para Todos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho um filho deficiente mental Autista que hoje está com 35 anos.
Sou separada do pai de meu filho e sempre tive a guarda dele e sou sua tutora.
O pai é um mau caráter e nunca cumpriu com suas obrigações de pai para com o filho. Quem sempre nos ajudou nesta guarda foi meu pai. Inclusive moramos juntos muitos anos e hoje moramos num apartamento que meu pai nos deu, devido à nossa péssima situação financeira e meu filho tem muitas necessidades especiais. este apartamento é todo adaptado para sua segurança.
Meu pai faleceu no dia 17 de março de 2013 e com a certeza que sua pensão seria passada para meu filho para que pudesse ter condição de se manter. Fui ver este assunto junto ao 5. Batalhão do Exército em Curitiba e a informaçãoi é que meu filho não terá este direito. PODERIAM NOS AJUDAR E A MUITAS MÃES DE FILHOS DEFICIENTES TUTORADOS E INCAPAZES e filhas de militares) NESTA SITUAÇÃO? MEU QUERIDO PAI FALECEU COM A CERTEZA QUE SEU NETO SERIA AMPARADO. Aguardo retorno. Atenciosamente, Maria Antonieta Miranda continuar lendo