Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DE CAMPINAS ATENDE MAIS DE 3.800 PESSOAS NOS PRIMEIROS NOVE MESES DO ANO

    População aprova serviço prestado pela Justiça Federal na cidade

    A Central de Conciliação de Campinas (Cecon), coordenada pelo juiz federal Raul Mariano Júnior, prestou atendimento, de janeiro a setembro de 2013, a 3.806 pessoas. Das 1.735 sessões realizadas no período, 799 terminaram com acordo entre as partes, movimentando mais de R$ 13 milhões. As audiências envolveram processos já em tramitação no Judiciário, assim como tentativas de conciliação em litígios anteriores à fase processual sobre desapropriações, benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), execução fiscal, Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e anuidades de conselhos regionais de classe, entre outras matérias.

    As atividades da Cecon-Campinas tiveram início em 2010, ainda no formato de mutirões e com estrutura pequena. De acordo com o juiz federal Valter Antoniassi Maccarone, adjunto da Cecon-Campinas, o trabalho ganhou corpo e ritmo mais acelerado em 2011, passando a funcionar diariamente. Este ritmo de crescimento demonstra que o novo modelo de solução de conflitos sociais veio para ficar. Esta forma de pacificação social, com a participação direta dos envolvidos, aliada à celeridade e ao bom desempenho do trabalho quanto a excelência no atendimento, contando ainda com o imprescindível apoio do Gabinete da Conciliação, reflete o resultado apresentado no ano de 2013, declara o magistrado.

    No mês de agosto de 2013, a Cecon-Campinas inaugurou o Setor de Atendimento ao Cidadão com o objetivo de prestar orientações gerais e esclarecer dúvidas sobre os pedidos de conciliação para a solução de litígios. Nos dois primeiros meses de funcionamento, o setor já realizou 50 atendimentos.

    A Cecon-Campinas participará da Semana Nacional de Conciliação, evento promovido pelos Tribunais em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O trabalho do setor será intensificado de 2 a 6 de dezembro quando serão realizadas 300 sessões de conciliação. As atividades serão voltadas para a solução de processos judiciais envolvendo a Caixa Econômica Federal, como Sistema Financeiro Habitacional, contratos comerciais, indenizatórias e outros.

    Pesquisa de Satisfação

    A Justiça Federal de Campinas realizou recentemente uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos cidadãos em relação ao serviço prestado pela Cecon na cidade. Os índices de satisfação no atendimento foram expressivos. Nas 1.293 pesquisas respondidas, 100% dos entrevistados aprovaram o atendimento na recepção e o auxílio dos conciliadores; 93% destacaram a pontualidade das sessões; 95% afirmaram ter compreendido o objetivo da conciliação; 92% declararam que o procedimento ajudará na solução de problemas futuros e o mesmo índice de participantes da pesquisa destacou que não se sentiu pressionado a fazer o acordo.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2943
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações583
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/central-de-conciliacao-de-campinas-atende-mais-de-3800-pessoas-nos-primeiros-nove-meses-do-ano/112085303

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)